Menu

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 5,21-43)

Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2012
São João Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”
24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.Leia Mais...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Litugia Diária

Evangelho (Marcos 5,1-20)

Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2012
4ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro.
3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes! Leia Mais...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,26-34)

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2012
3ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? . Leia Mais...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O que você tem escutado por ai?

Deus tem movido meu coração para falar para vocês sobre musicas, musicas que são boas e ruins... E quando digo boas ou ruins estou falando do que nos faz bem ouvir, e o que não faz bem aos nossos ouvidos, e não se são bem cantadas ou tocadas.
Existem muuitas musicas nesse mundão, musicas ótimas e algumas que não acrescentam nada em nossas vidas, pelo contrario elas nos agridem e nos diminuem, que ferem nossos ouvidos.
Qual menina gosta de ser chamada de cachorra? Talvez algumas por estarem envolvidas pelo mundo gostem disso superficialmente, mas garanto que lá no fundo do coração elas choram amargamente quando ouvem esse tipo de insinuação. Somos Filhos de Deus e ele quis nos chamar assim “Filhos" ah desgosto maior para um pai que ver um filho se deixando levar pelos desejos mundanos?Deus tem todo o amor que você precisa, ñ é necessário se rebaixar para os amores deste mundo, para amores passageiros que nem deviam se chamar de "amores" e sim de prazeres...

Minha irmã, DEUS TE AMA, com amor infinito, não se deixe levar por vaidades e futilidades desse mundo, Deus tem um plano de amor para ti!
E essas musicas que ferem os nossos ouvidos, deixe elas pra lá, ouça boas musicas, ouça aquilo que faz bem pra ti e para tua alma, digo isso também aos meninos, não se deixem levar por esse mundo, porque tudo que nele existe vai passar, eu vou passar você também vai passar, a única coisa que não passa é o amor que Deus tem por ti!

Quero deixar aqui uma boa musica para seus ouvidos, ^^ Ouça e reze junto com ela!!!


( Música: Não estou sozinho - Banda Dominus com participação especial de Ivete Sangalo e Padre Fábio de Melo )


Venho aqui pedir Senhor, me ponho em Tuas mãos.

Recebe minha vida, escuta a minha oração.
Tudo o que tenho e sou, conheces toda a minha dor.
Meu pranto hoje vem ser meu clamor:
Cura minha vida Senhor!
Vem me abraçar, vem me curar, meu Deus!
Contigo não estou sozinho.
Vou me entregar, em Ti me encontrar, meu Deus!
Contigo não estou sozinho.
Conheces toda a minha vida, tudo o que faço, o que sou.
Vem curar minhas feridas, o meu cansaço, fracasso...
Senhor! Senhor vem me abraçar!
Vem me curar, meu Deus! Contigo não estou sozinho.
Vou me entregar, em Ti me encontrar, meu Deus!
Contigo não estou sozinho!
Vem me curar Senhor!
Meu Deus, não estou sozinho!

http://catolicosjovens.blogspot.com/

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 10,1-9)

Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2012
São Timóteo – São Tito



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’. Leia Mais...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 16,15-18)

Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2012
Conversão de São Paulo


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; Leia Mais...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,31-35)

Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2012
São Francisco de Sales




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” . Leia Mais...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VOCAÇÃO: ATENDA A ESSE CHAMADO!




A palavra vocação vem da palavra latina "vocare", em português, "chamar", isto é, toda vocação é um chamado. Desse modo, toda vocação é uma mão estendida pelo que chama ao que é chamado. É uma proposta de Deus para o homem. Sabemos que Ele nos chama a todo o momento. No nosso despertar, nosso nascimento, Deus nos faz o primeiro chamado, que é a vocação à vida. Também na hora de nossa morte estamos sendo chamados, chamados para uma grande vocação: ressuscitar para a vida eterna!

Durante nossa vida, também somos chamados à ser filhos de Deus. Jesus não só disse ser o Filho de Deus, o que iria resgatar toda criatura, o messias esperado; como também afirmou que quem acreditasse Nele também deveria ser chamado filho de Deus.

"Caros fieis leigos, em todas as vossas atividades, em cada empenho concreto se reflita a vossa dignidade de filhos de Deus. Nas vossas competências, no trabalho, na dedicação à família, na educação dos filhos, no serviço social e político...”

(João Paulo II - 8 de julho de 2000)

Somos também chamados à santidade e a uma vocação específica. Esta vocação é o caminho pelo qual serviremos a Ele e aos homens de forma mais concreta. Toda vocação tem Deus como origem e o amor como fim. O maior interessado nas vocações é Ele, o criador de todas as vocações. É Deus quem sempre usa mediadores para levar o Seu chamado ao homem. Através de pessoas, situações e circunstancias, Deus nos apresenta Seu plano de amor inigualável.

Um grande erro é sairmos á caça, em busca da nossa vocação sabendo que o grande Autor das verdadeiras vocações irá apresentá-la ao tempo certo. Mas como eu ouvirei o chamado?!?!? Até agora não escutei nada!! Como saberei que é realmente o chamado Dele?!?!? Antenas ligadas! É condição necessária mantermos sempre o coração sinceramente aberto. É imprescindível buscarmos Aquele que curou os surdos, o médico dos médicos, para que cure nossa surdez espiritual. Curados, teremos a plena certeza de que nascemos e fomos criados para um carisma, uma vocação.

A Bíblia narra que Samuel foi um jovem que viveu dentro do templo, a casa de Deus desde sua infância. Dormia ao lado da Arca da Aliança, o lugar mais sagrado do templo, e por duas vezes não conheceu a voz do Senhor. Após a orientação de Eli, reconheceu a voz do senhor no terceiro chamado e respondeu: “Eis-me aqui Senhor. Fala que teu servo escuta”.

Obviamente, cada vocação tem seus atrativos. O casamento tem a vida conjugal e os filhos, o sacerdócio tem a missão e o serviço à comunidade. Mas a única motivação que se faz necessária e suficiente para o homem é Deus. É fazer a vontade Dele e cumprir seu papel no plano Divino, seja no casamento, seja na vida religiosa consagrada. Conta-se que em certo mosteiro, quando alguém batia à porta do mosteiro, o abade perguntava: o que desejas? A única resposta aceitável era: Deus, desejo Deus, quero Deus. Se a resposta fosse outra, por mais bonita que fosse, ele não era recebido entre os monges.

VOCAÇÃO A SER FILHO DE DEUS

A grande mensagem de Jesus é que Deus é nosso Pai. Não somente meu ou seu ou de alguns eleitos, mas de todos os que fazem a vontade de Deus. Nosso Pai. Sempre que Cristo se referia a Ele, o fazia de forma a aproximá-lo do povo que escutava.

"... porque o VOSSO PAI sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes”.

(Mat. 6,7).

Muitas vezes, nós cristãos, nos esquecemos que Deus é nosso Pai e que por conseqüência disso somos filhos Dele! Graças a misericórdia do Pai, somos filhos de Deus em Cristo!

“... sabemos que nosso velho homem foi crucificado..."

(Rom 6,6)

Somos filhos de Deus no Filho! Por isso temos nossa verdadeira natureza de filhos de Deus livres do pecado e da morte. Eis outra bela vocação: Ser filho de Deus!! A partir dela, podemos responder como Samuel: “Eis-me aqui Senhor. Fala que teu servo escuta”. E então Ele fala através de Paulo:

"Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus"

(Rom 8,14).

Aceitando este chamado a ser filho de Deus, nos sentiremos imensamente abençoados, amados e Ele habitará em nós. Temos idéia da importância disso?!?!? Somos imensamente amados por Deus. Poderemos chamar Deus de Abba, como nos ensinou Jesus, como quem diz querido paizinho. É aqui que começamos nossa intimidade com Deus.

Mas estas são as recompensas de aceitar essa vocação, quais os deveres que teremos daqui pra diante?!?!? Essa condição de filhos de Deus exige de nossa parte uma conversão contínua e uma vida nova. Somos chamados a sermos "cristos". A amar como Jesus amou, sentir o que Ele sentiu e até sofrer como Ele sofreu.

Para facilitar nosso caminho, São João, no terceiro capítulo de sua primeira carta, dá-nos Três condições sermos de fato filhos de Deus:

- Praticar o amor e a justiça;

"Nisto se revelam os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão"

(1Jo 3,10).

- Amar agindo e não somente falando;

"Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros".

(1 Jo 3,11)

"Não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações".

(1 Jo 3,18)

- Examinar tudo, tendo a vida de Jesus como exemplo , antes de acreditar;

"Não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus".

(1 Jo 4,1)

Roguemos pela abertura de nossos corações, para que possamos atender a esses e outros chamados por parte de Deus. Que este texto tenha sido pra todos nós uma forma de Deus dizer “Vem ser meu filho! Teu lugar esta reservado em meu coração. Tenho planos pra você! Eu te planejei e criei pra que vivesse uma missão de amor. Seja a Luz do Mundo!!”

“ Senhor fazei de NÓS instrumentos de vossa paz!”

Marcelo Augusto
Agosto de 2003

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,22-30)

Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2012
3ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.Leia Mais...

sábado, 21 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,14-20)

Domingo, 22 de Janeiro de 2012
3º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Leia Mais...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,13-19)

Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012
São Sebastião


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro;Leia Mais...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,7-12)

Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2012
2ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.Leia Mais...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Missão Jacumirim dos Secundos

             O objetivo do grupo neste dia de evangelização foi convidar a população para participar da festa do padroeiro São Sebastião e levar a palavra de Deus para as pessoas do distrito do Jacú-Mirin dos Secundos, onde foram feitas visitas domiciliares em todas as residências, compartilhando os estudos biblicos vivenciados pelo grupo para as demais pessoas e também aprender com as famílias, e encerrando com uma celebração missionária, um verdadeiro encontro da familía em Cristo celebrando e glorificando o seu nome.
            O grupo agradece a Deus por ter abençoado todo o encontro e que o sucesso da missão foi mais um presente de Deus para fortalecimento e união do grupo.
















terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O nosso melhor amigo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quero começar esse post com uma pergunta: Qual a qualidade da sua oração?
 
Tá…não responde ainda. Quero levar você primeiramente a uma reflexão.

O Catecismo Jovem (conhecido como Youcat – Youth Catechism) no número 469 nos ensina que “Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus.”
Pois bem, partindo desse ensinamento de que a oração é a nossa relação com Deus podemos quantificar e qualificar a nossa oração!
Tenho certeza que você tem um melhor amigo (ou amiga) e sabe me dizer qual foi a última vez que ele te ligou, ou então que vocês tomaram um sorvete juntos. Tenho certeza que você pode me dizer também qual o dia que você chorou no ombro dele, ou ainda qual foi o último mico que ele te fez pagar.
Sinceramente, a amizade tem algumas coisas bem particulares que muitas vezes não percebemos. Momentos simples, mas que porque eu perguntei você deve estar aí se relembrando. Isso não é tão bom?
Fazer memória desses momentos realmente fazem a diferença na nossa vida! Ter pessoas com que compartilhar esses momentos “bobos” nos faz querer ser melhor, nos motiva a conversão. Com certeza você já sacou o que eu to querendo te dizer!
Com Deus é a mesma coisa.
Precisamos desses momentos “bobos” com Deus também. Tenha certeza de que isso vai fazer muita diferença na sua vida. Momentos em que precisaremos chorar no ombro de Deus, outros que vamos ter que somente confiar n’Ele, e quem sabe, até pagar o maior mico ao lado d’Ele. Momentos de altas risadas, de falar asneira, de contar segredos, de ser você.
Você já percebeu que Deus é aquele amigo com quem podemos ser nós mesmos? Sem neura, sem disfarce, sem querer agradar, sem usar máscaras.
Saiba que a essência da oração é a verdade! A SUA verdade.
Te convido a fazer essa experiência: Diga AGORA a sua verdade pra Deus.
Deus é simples portanto nossa oração não precisa ser complexa. Vamos lá, é só dizer o que você traz como a sua verdade (medos, anseios, alegrias, satisfações, incompreensões, etc…).
Seja leal comigo e não leia o restante enquanto você não fizer isso. 2 minutos. Você topa?
 
Depois de dizer, leia o parágrafo abaixo.
E aí, foi difícil? Tenho certeza que não. “Ele procura-nos, antes de O procurarmos; Ele anseia por nós, Ele chama-nos” (Youcat – 470) Deus mesmo nos motiva a estar com Ele. Ele nos procura e quer estar conosco.
Agora, volto a perguntar: Qual a qualidade da sua oração? Tenho certeza que fazendo essa experiência de dizer a sua verdade deve ter dado “um ganho” na qualidade da sua oração. O motivo de não responder lá em cima era esse: dar mais qualidade já no dia de hoje.
Agora, o convite vai um pouco além: Faça isso o que você acabou de fazer todos os dias. 2 minutinhos por dia. Você vai ver o quanto sua amizade com Deus vai melhorar.
Finalizo com uma frase do próprio Youcat: Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. (Youcat – 469)
Deus o abençoe
Guilherme Zapparoli

Fonte: http://www.lancedesantidade.blogspot.com/2011/12/vacilei-com-meu-amigo-e-agora_06.html 


Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,1-6)

Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2012
2ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.  Leia Mais...

BÍBLIA - O LIVRO DOS LIVROS

    
    A semântica define a palavra BÍBLIA a partir de sua origem na língua grega na expressão “ta biblia” ( traduzido: os livros ) - conjunto de todos os livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento. É, pois, a coleção por inteiro de tudo que foi escrito, e aceito pelos cristãos como revelação da Palavra de Deus.
Existem ainda outros termos ou expressões que popularizam esse importante livro da humanidade, a saber: Palavra de Deus, Sagradas Escrituras, a Lei, a Lei e os Profetas, o Livro Sagrado, as Sagradas Letras, ou ainda Divina Revelação. Historicamente a Bíblia tem um significado tão especial para a humanidade, que após a invenção da impressora por Gutenberg (em 1440), e tendo sido o primeiro livro impresso (Bíblia Latina em 1455, em duas colunas, dita de “42 linhas”), foi desde então o livro de maior tiragem em todos os tempos. A chamada Bíblia Judaica (39 Livros) é identificada como Velho Testamento (46 livros) pelos cristãos, e os Evangelhos (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João), Atos dos Apóstolos, Epístolas (ou Cartas de São Paulo, São Tiago, São Pedro São João e São Judas) e Apocalipse, de Novo Testamento (27 Livros).
   O termo testamento significa “pacto”, “aliança”. A Bíblia Cristã teve sua primeira tradução para o Latim - a conhecida “Vulgata Latina” feita por S. Jerônimo no ano 384 (já que o Velho Testamento era escrito inicialmente em hebraico e depois traduzido para o grego) , já incorporando o Novo Testamento, ou Nova Aliança, que foi primeiramente escrito em grego.
Alguns cristãos acreditam que a Bíblia é uma narrativa real, histórica e científica da vida na terra, de seu objetivo e de seu significado. Para outros, a Bíblia revela, através de história e mitos, a natureza do relacionamento da humanidade entre si e com Deus. Para ambos, desempenha um papel central, ajudando-os a determinar sua conduta moral, social e espiritual.
Com o advento do Novo Testamento, após a vinda de Jesus, que estava já presente nas profecias no Velho Testamento, a Bíblia passou a ter uma maior amplitude de ensinamento em matéria de fé, onde a palavra do Cristo - ou a “palavra viva”, associada a narrativa da história da Igreja dos primeiros cristãos (nos Atos do Apóstolos), bem como nas diversas Epístolas, esta passou a servir de base à Teologia Cristã e de reflexões sobre o Filho de Deus feito homem, na sua missão redentora, salvadora e messiânica - o Emanuel (“Deus Conosco “).
    O fundamental, em matéria bíblica, é que todos tenham a fé inabalável de que os livros da Bíblia são inspirados por Deus, apesar dos seus muitos escritores (do Antigo Testamento: Moisés, Davi e Esdras; e do Novo Testamento os Evangelistas Marcos, Mateus, Lucas e João, bem como os missivistas Paulo, Pedro, Lucas, Tiago e Judas), e tenha-se como autor primordial o Espírito Santo. Logo, ler e meditar o Velho Testamento, não é ver neste somente a história do povo israelita (o escolhido por Javé ou Jeová - o Deus Pai Criador), o povo em aliança com Deus, mas tem-se que associá-lo a realização do projeto do Pai através do seu Filho - Jesus, compreendendo a pessoa do Cristo, e continuar a sua palavra e ação na história da humanidade necessitada do perdão, do amor e da paz rumo ao Reino de Deus.
A Bíblia, que é Palavra Viva, deve se manifestar ao longo da evangelização dos povos, e embasado no Espírito Santo (que é o primeiro evangelizador), nos leve a conversão, que é uma porta para a vida em comunidade e serviço aos irmãos. Deve ser o apelo para a vida em comunhão (como bem retrata os Atos dos Apóstolos), e ser o Evangelho anunciado aos pobres (Lc 4, 16ss.) e a força da Comunidade dos Pequeninos, aqueles que são depositários das promessas de Jesus (Mt 11, 25ss.). Finalmente deve-se entender que a Palavra é sinal de mudança de vida, da família e da comunidade.
    Ela deve também ser marca indelével da alegria, que une, transforma e compromete os cristãos com o projeto que Deus reserva-os no seu Reino. Como, disse Padre Afonso Pastore, no seu livro “Curso da Palavra”, a Bíblia através da “palavra dá voz e vez a todos “..., e como tal “A Palavra... não se discute, nem se contesta, acolhe-se “. A Bíblia - a Palavra de Deus, não deve ser discutida, mas partilhada, acolhida, e sentida no mais profundo dos corações de toda a humanidade. Como Paulo escreveu a Timóteo (em 2Tm. 3,16) : “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça”; ou ainda como disse Pedro (em 2Pd 1,20-21) “... nenhuma profecia da escritura provém de interpretação particular, pois a profecia jamais veio pela vontade humana. Pelo contrário, impelidos pelo Espírito Santo, os homens falaram como porta-vozes de Deus”.

Luiz Tadeu Dias Medeiros (Membro do Pastoral da Liturgia da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - João Pessoa – PB).
http://www.universocatolico.com.br/

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,23-28)

Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012
Santo Antão


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?. Leia Mais...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,18-22)

Segunda-Feira, 16 de Janeiro de 2012
2ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Leia Mais...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Desperta, tu que dormes!

 
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo.” Marcos 16,15-16
Uma pergunta: por que compartilhamos vídeos, fotos, músicas, frases, promoções em orkut, facebook, twitter, myspace, e-mail e etc e não compartilhamos a palavra de Deus?
É tão mais fácil usar as redes sociais apenas para manter contato com as pessoas ou compartilhar seus gostos pra elas, né? é tão mais fácil não ter que ouvir “zuações” por estar pregando a palavra daquele que te criou… é tão mais fácil e cômodo dizer que seus “ídolos morreram de overdose”, enquanto JESUS deu o seu sangue por você, para tua salvação…
Mas e depois? Será que foi para o fácil e para o comodismo que nascemos? Pensa um pouco, você realmente acha que Deus te enviou para Terra pra que você compartilhasse seus gostos inúteis, sua moda passageira, seu estilo de música que é melhor do que do outro, suas danças erotizadas por essas músicas imorais sem valor? Você realmente acha isso?
Tenho CERTEZA que não!!!
Pare um pouco, mude o foco, mude a direção da tua vida, Desperta, tu que dormes!!!! (Efésios 5,14)
Se você não sabe como evangelizar, se você não descobriu seu dom, não parou pra escutar a voz de DEUS, evangelize com tuas ações!! Você pode não saber escrever sobre Cristo, você pode não saber cantar, enfim… mas eu tenho certeza que você sabe agir da forma que Jesus quer que você haja!
Em tudo que fizeres, coloque JESUS nas tuas ações. Divulgue o nome dele, compartilhe as graças que recebeu, leia sua Bíblia empoeirada em cima da estante, leia o Catecismo da Igreja, ore, peça, seja sincero, coerente… Apesar de pecadores, podemos e devemos ter caráter, podemos e devemos ter JESUS como luz na nossa vida, podemos e devemos ser sal e luz no mundo… seja fiel às obrigações, seja fiel à igreja, seja fiel ao seu namorado ou namorada, seja fiel aos estudos, seja fiel ao ensinamento de Cristo.
Evangelize deixando que as pessoas vejam Jesus em suas ações…

Que o Espírito Santo te santifique
e Maria interceda por Ti
Abraços
Paula P. Sousa


Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,1-12)

Sexta-Feira, 13 de Janeiro de 2012
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.Leia Mais...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,40-45)

Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2012
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora. Leia Mais...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,29-39)

Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2012
1ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. Leia Mais ...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paulina Jaricot, A Fundadora da Pontifícias Obras Missionárias (POM)

NOTAS BIOGRÁFICAS
 
Paulina Maria Jaricot nasceu em Lyon (França), em 22 de julho de 1799, numa família de ricos negociantes. Recebeu desde a infância profunda educação cristã. Depois de grave enfermidade e morte de sua mãe, em 1816, Paulina resolve "servir somente ao Senhor", dedicando-se a tudo o que pudesse interessar à causa da fé. No final desse mesmo ano fez, reservadamente, voto de castidade e adotou o modo de vida e a forma de vestir das mais simples operárias. Por meio de seu querido irmão, Fileas, seminarista no Seminário de São Suplício, em Paris, onde se preparava para ser missionário na China, Paulina mantém-se informada da situação crítica das Missões.
Paulina, além de esforçar-se para conhecer e dar a conhecer as necessidades das Missões, amadurecia em seu pensamento algo mais concreto que pudesse suscitar entusiasmo e crescimento interior, algo que pudesse envolver todos os católicos e ser verdadeira ajuda para todas as Missões, sem distinção.

ANTECEDENTES DA PROPAGAÇÃO DA FÉ
A idéia de Paulina precisava se tornar realidade. Foi quando ela encontrou o método, em uma tarde de inverno de 1819, numa inspiração repentina. Tratava-se de algo extremamente simples: organizar grupos de dez pessoas, cada uma das quais comprometendo-se a formar um novo grupo de dez, organizando-se depois as dezenas em centenas, e estas em grupos de mil. Cada nível seria presidido por um coordenador de grupo, e cada membro assumiria o compromisso de uma oração diária e uma oferta semanal pelas Missões.
Assim nasceu a Obra da Propagação da Fé. Os primeiros inscritos foram as operárias de uma fábrica dirigida por uma irmã e um cunhado de Paulina. As primeiras "zeladoras" foram escolhidas entre essas operárias, organizadas em associação, por Paulina, com o nome de Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa teve êxito imediato, e logo Paulina já assumia a direção do primeiro grupo de mil. Seu irmão Fileas encorajava-a: "Continue", escrevia-lhe em 1818, "propagando esta Obra que Deus quis começar por suas mãos e que talvez um dia seja o grão destinado a converter-se em árvore gigante, cujos ramos cubram com sua sombra toda a terra".
A Associação adotou logo o nome de Propagação da Fé. Porém, como acontece com frequência nas obras suscitadas por Deus, a iniciativa de Paulina Jaricot encontrou obstáculos no caminho. Mas, mesmo vacilando durante algum tempo, Paulina, que também recebeu fortes apoios, persevera.
A Obra organiza-se rapidamente: em 1821 tinha já uns 2 mil membros. As ofertas arrecadadas entre junho de 1821 e maio de 1822 somaram 2 mil francos, que foram entregues à Sociedade das Missões Estrangeiras, de Paris. Em dezembro de 1822, a soma total arrecadada desde o começo até então chegava a 8.050,30 francos. Porém, a esse ponto, Paulina já havia deixado a direção da Propagação da Fé.

FUNDAÇÃO OFICIAL
Com efeito, em 3 de maio de 1822, havia-se reunido em Lyon um grupo de sacerdotes e leigos para estudar uma forma de cooperação missionária que não se limitasse às Missões francesas, mas que estivesse aberta a todo o mundo e aos missionários de todos os países. Depois de algumas dúvidas e trocas de idéias, decidiu-se adotar a Obra de Paulina Jaricot. O presidente da assembléia, Benoït Coste, declarou na ocasião: "Somos católicos; portanto, não devemos sustentar esta ou aquela Missão em particular, mas todas as Missões do mundo". Vítor Girodon, um dos mais entusiastas defensores de Paulina Jaricot e membro de sua Obra, deu seu parecer a respeito da questão, explicando a natureza e os fins da Obra da Propagação da Fé, bem como os métodos para a arrecadação das ofertas. O grupo constituiu-se em Conselho Provisório da Obra e decidiu criar um escritório central. Foi eleito como patrono São Francisco Xavier.
E Paulina? Paulina aceitou somente a Missão de coordenadora de centenas. É verdade que lutou antes com a dúvida de deixar sua Obra em outras mãos; contudo, aceitou, antevendo na nova direção e organização o meio de dar à Obra da Propagação da Fé o caráter de universalidade que sempre havia pensado: recolher as orações e as ofertas dos fiéis de todo o mundo e enviá-las diretamente à Santa Sé, para que pudessem ser distribuídas realmente a todos. Seu sonho viria se realizar um século mais tarde.
A Obra da Propagação da Fé teve origem na iniciativa de Paulina Jaricot. É preciso reconhecer, no entanto, que as origens da Obra são também o resultado da tomada de consciência por parte de notáveis setores da comunidade católica de então, acerca das exigências universais da fé e da Missão universal da Igreja. Essas exigências e essa tomada de consciência encontraram aplicação prática e imediata no apostolado da cooperação missionária e, em Paulina Jaricot, uma genial organizadora.

OUTRAS OBRAS DE PAULINA
Acabada sua tarefa de Diretora da Obra da Propagação da Fé, seu gênio criador orientou-a a outros planos de ação. "Minha vocação", escrevia Paulina, "impede-me de fixar minha atenção a uma só obra e esquecer-me de tudo o mais. (...) Desejo permanecer livre para poder ir aonde as necessidades são maiores". As obras que se seguiram foram: o Rosário Vivo (1826), a obra da Boa Imprensa (bibliotecas populares móveis, 1826), o Banco do Céu (1830) e a Congregação das Filhas de Maria (1831). Não vem ao caso falar aqui exaustivamente dessas iniciativas. Basta dizer que, concretamente, o Banco do Céu - obra social concebida por Paulina a serviço dos operários de Lyon - foi um fracasso, e causou a Paulina um verdadeiro e ininterrupto calvário, até sua morte em pobreza total, em 1862.
O mundo católico considera Paulina Jaricot mulher de vasto alcance intelectual, de aberta e profunda intuição, que a moveram a fundar obras precursoras de outros tempos, tanto do ponto de vista espiritual quanto social; mulher de extraordinária grandeza de alma e de ampla visão das necessidades da Igreja; mulher verdadeiramente amante da Igreja, que viveu quase sempre incompreendida, combatida, caluniada e até perseguida pêlos tribunais. Paulina era de temperamento prático: todas as suas iniciativas revelam um espírito sumamente realista, capaz de dar corpo e vida a uma idéia. Suas atividades, ainda que aparentemente simples e suscetíveis de serem atribuídas a qualquer um, denotavam na verdade percepção exata da realidade social e espiritual de seu tempo, e senso pouco comum de adaptação a essa realidade.

RECONHECIMENTO DA IGREJA
A autoridade eclesiástica, que se pronunciou muitas vezes recomendando a Obra aos bispos, aos sacerdotes e aos leigos, reconheceu em Paulina um instrumento dócil, generoso e heróico da divina Providência para tão importante apostolado, introduzindo sua causa de beatificação em 18 de janeiro de 1930. Em 22 de abril de 1952, deu-se a congregação preparatória sobre o heroísmo de suas virtudes. Em 25 de fevereiro de 1963, o Papa João XXIII assina o decreto que proclama o heroísmo das virtudes de Paulina Maria Jaricot. Por isto foi declarada "venerável", o que quer dizer que a Igreja se compromete a beatificá-la. Porém um milagre fruto de sua intercessão é condição normalmente necessária. Isto depende do céu e de um movimento de orações aqui na terra, sinais de "mútuo parecer favorável" sobre a oportunidade do gesto de glorificação suprema.
Atualmente, a Obra da Propagação da Fé tem sede em Roma, para onde foi transferida, da França, em 1922, ao mesmo tempo em que recebia o título de Pontifícia Obra. Está presente em mais de 150 países.
ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DE PAULINA JARICOT
Senhor, Vós inspirastes a Paulina Maria Jaricot
A fundação da Obra da Propagação da Fé,
A Organização do Rosário Vivo
E seu compromisso radical
Com o mundo operário.
Dignai-Vos agora apressar o dia em que a Igreja
Possa celebrar a santidade de sua vida.
Fazei que seu exemplo
Arraste muitos cristãos
A entregar-se ao serviço da evangelização,
Para que os homens e mulheres de hoje,
Em toda a terra,
Descubram Vosso amor infinito
Manifestado em Jesus Cristo, Nosso Senhor,
Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
Pelos séculos dos séculos. Amém.
Para que a Igreja possa beatificar a Venerável Paulina Maria Jaricot, é necessário um milagre fruto de sua intercessão. E oportuno, pois, que a devoção a ela cresça cada vez mais. Pede-se que sejam enviados às Pontifícias Obras Missionárias (POM - Sede Nacional em Brasília, DF - propag.fe@pom.org.br) os testemunhos das graças e curas atribuídas à sua intercessão.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,7-11)

Segunda-Feira, 9 de Janeiro de 2012
Batismo do Senhor


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.Leia Mais ...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (João 2,1-11)

Sábado, 7 de Janeiro de 2012
Sábado antes da Epifania


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Leia Mais ...

Liturgia Diária

Evangelho (João 2,1-11)

Sábado, 7 de Janeiro de 2012
Sábado antes da Epifania


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Leia Mais ...

Fotos da Confraternização da JM


Clique Aqui para ver mais fotos !

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos. As JMJs acontecem a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, para a qual são esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo.

Em 1984, durante o “Jubileu Internacional da Juventude”, em Roma, o Papa João Paulo II entregou aos jovens um símbolo: uma grande cruz de madeira, para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

No ano de 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

A Cruz da JMJ, como ficou conhecida, e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011 e percorrerá todo o país até chegar ao Rio, em 2013.
Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012, Natal receberá a Cruz e o Ícone, em um grande evento, denominado Bote Fé.

O Bote Fé vai acontecer nas 276 dioceses do país e promove um conjunto de atividades que une a todos em volta desta visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.
A cidade de Natal foi escolhida pela CNBB ‐ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - para receber um grande show, quando será gravado o DVD oficial da peregrinação da Cruz, fruto de uma parceria entre a Igreja do Brasil e a Sony Music.

Agora confira a programação do BOTE FÉ NATAL/RN:
http://www.botefenatal.com.br/programacao

Para saber de todas as atrações, Clique aqui: http://www.botefenatal.com.br/programacao_show

Juventude Missionária Serrinha/RN irá marcar presença!!!