Menu

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VOCAÇÃO: ATENDA A ESSE CHAMADO!




A palavra vocação vem da palavra latina "vocare", em português, "chamar", isto é, toda vocação é um chamado. Desse modo, toda vocação é uma mão estendida pelo que chama ao que é chamado. É uma proposta de Deus para o homem. Sabemos que Ele nos chama a todo o momento. No nosso despertar, nosso nascimento, Deus nos faz o primeiro chamado, que é a vocação à vida. Também na hora de nossa morte estamos sendo chamados, chamados para uma grande vocação: ressuscitar para a vida eterna!

Durante nossa vida, também somos chamados à ser filhos de Deus. Jesus não só disse ser o Filho de Deus, o que iria resgatar toda criatura, o messias esperado; como também afirmou que quem acreditasse Nele também deveria ser chamado filho de Deus.

"Caros fieis leigos, em todas as vossas atividades, em cada empenho concreto se reflita a vossa dignidade de filhos de Deus. Nas vossas competências, no trabalho, na dedicação à família, na educação dos filhos, no serviço social e político...”

(João Paulo II - 8 de julho de 2000)

Somos também chamados à santidade e a uma vocação específica. Esta vocação é o caminho pelo qual serviremos a Ele e aos homens de forma mais concreta. Toda vocação tem Deus como origem e o amor como fim. O maior interessado nas vocações é Ele, o criador de todas as vocações. É Deus quem sempre usa mediadores para levar o Seu chamado ao homem. Através de pessoas, situações e circunstancias, Deus nos apresenta Seu plano de amor inigualável.

Um grande erro é sairmos á caça, em busca da nossa vocação sabendo que o grande Autor das verdadeiras vocações irá apresentá-la ao tempo certo. Mas como eu ouvirei o chamado?!?!? Até agora não escutei nada!! Como saberei que é realmente o chamado Dele?!?!? Antenas ligadas! É condição necessária mantermos sempre o coração sinceramente aberto. É imprescindível buscarmos Aquele que curou os surdos, o médico dos médicos, para que cure nossa surdez espiritual. Curados, teremos a plena certeza de que nascemos e fomos criados para um carisma, uma vocação.

A Bíblia narra que Samuel foi um jovem que viveu dentro do templo, a casa de Deus desde sua infância. Dormia ao lado da Arca da Aliança, o lugar mais sagrado do templo, e por duas vezes não conheceu a voz do Senhor. Após a orientação de Eli, reconheceu a voz do senhor no terceiro chamado e respondeu: “Eis-me aqui Senhor. Fala que teu servo escuta”.

Obviamente, cada vocação tem seus atrativos. O casamento tem a vida conjugal e os filhos, o sacerdócio tem a missão e o serviço à comunidade. Mas a única motivação que se faz necessária e suficiente para o homem é Deus. É fazer a vontade Dele e cumprir seu papel no plano Divino, seja no casamento, seja na vida religiosa consagrada. Conta-se que em certo mosteiro, quando alguém batia à porta do mosteiro, o abade perguntava: o que desejas? A única resposta aceitável era: Deus, desejo Deus, quero Deus. Se a resposta fosse outra, por mais bonita que fosse, ele não era recebido entre os monges.

VOCAÇÃO A SER FILHO DE DEUS

A grande mensagem de Jesus é que Deus é nosso Pai. Não somente meu ou seu ou de alguns eleitos, mas de todos os que fazem a vontade de Deus. Nosso Pai. Sempre que Cristo se referia a Ele, o fazia de forma a aproximá-lo do povo que escutava.

"... porque o VOSSO PAI sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes”.

(Mat. 6,7).

Muitas vezes, nós cristãos, nos esquecemos que Deus é nosso Pai e que por conseqüência disso somos filhos Dele! Graças a misericórdia do Pai, somos filhos de Deus em Cristo!

“... sabemos que nosso velho homem foi crucificado..."

(Rom 6,6)

Somos filhos de Deus no Filho! Por isso temos nossa verdadeira natureza de filhos de Deus livres do pecado e da morte. Eis outra bela vocação: Ser filho de Deus!! A partir dela, podemos responder como Samuel: “Eis-me aqui Senhor. Fala que teu servo escuta”. E então Ele fala através de Paulo:

"Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus"

(Rom 8,14).

Aceitando este chamado a ser filho de Deus, nos sentiremos imensamente abençoados, amados e Ele habitará em nós. Temos idéia da importância disso?!?!? Somos imensamente amados por Deus. Poderemos chamar Deus de Abba, como nos ensinou Jesus, como quem diz querido paizinho. É aqui que começamos nossa intimidade com Deus.

Mas estas são as recompensas de aceitar essa vocação, quais os deveres que teremos daqui pra diante?!?!? Essa condição de filhos de Deus exige de nossa parte uma conversão contínua e uma vida nova. Somos chamados a sermos "cristos". A amar como Jesus amou, sentir o que Ele sentiu e até sofrer como Ele sofreu.

Para facilitar nosso caminho, São João, no terceiro capítulo de sua primeira carta, dá-nos Três condições sermos de fato filhos de Deus:

- Praticar o amor e a justiça;

"Nisto se revelam os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão"

(1Jo 3,10).

- Amar agindo e não somente falando;

"Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros".

(1 Jo 3,11)

"Não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações".

(1 Jo 3,18)

- Examinar tudo, tendo a vida de Jesus como exemplo , antes de acreditar;

"Não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus".

(1 Jo 4,1)

Roguemos pela abertura de nossos corações, para que possamos atender a esses e outros chamados por parte de Deus. Que este texto tenha sido pra todos nós uma forma de Deus dizer “Vem ser meu filho! Teu lugar esta reservado em meu coração. Tenho planos pra você! Eu te planejei e criei pra que vivesse uma missão de amor. Seja a Luz do Mundo!!”

“ Senhor fazei de NÓS instrumentos de vossa paz!”

Marcelo Augusto
Agosto de 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário