No ano de 1920, no dia 8 de novembro, no estado do Rio Grande do Norte, em Acari, nasceu Dom Eugênio Sales. Vindo de uma família extremamente católica, aos 23 anos foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino Esmeraldo de Sousa Dantas, bispo de Natal. Durante seus 58 anos de episcopado, 30 deles foram à frente da Igreja no Rio de Janeiro.
Em 1954, com 33 anos, Dom Eugênio Sales, foi nomeado como bispo auxiliar de Natal, pelo então Papa Pio XII. Ainda no mesmo ano, tornou-se bispo da Igreja Católica. Sendo em 28 de abril de 1969, nomeado cardeal pelo título de São Gregório VII.
Durante sua vida eclesiástica, Dom Eugênio Sales, foi um dos fundadores das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e da Campanha da Fraternidade. Também foi um dos primeiros bispos brasileiros a implantar o Diaconato Permanente, ministério clerical que pode ser concedido a homens casados, segundo a restauração do Concílio Vaticano II.
Sua vida apostólica foi marcada pela defesa da ortodoxia católica. Combateu com firmeza a esquerda católica, a Teologia da Libertação e o engajamento político das Comunidades Eclesiais de Base.
Dom Eugênio Sales, renunciou seu posto aos 75 anos, porém sua aposentadoria só foi aceita em 25 de julho de 2001, aos 80 anos. Entregando o posto para Dom Eusébio Oscar Scheid, em 22 de setembro de 2001.Entre tantas contribuições não só para a Igreja Católica, como também para a sociedade, Dom Eugênio Sales, nos deixou, em 09 de julho de 2012, um legado de luta e perseverança.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário